Se nós adultos já sofremos nesse friozinho, imagina nossos bebês, não é mesmo? A medida que a temperatura vai diminuindo, atividades do cotidiano como e se vestir, sair, tomar banho e outras vão ficando mais complicadas, e para os bebês o frio traz ainda consequências! O corpo das crianças é mais sensível e as defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é indispensável. Gripes, pele ressecada, alergias e resfriados são os principais problemas que elas enfrentam no inverno.
Os recém-nascidos correm um grande risco de ter hipotermia, é muito importante ficar alerta para a temperatura do corpo de seus filhos no inverno, mas não exagere demais nas roupas.
Aqui vão algumas dicas para enfrentar a época mais fria do ano:
- Cuidados com a pele
Os pais precisam ficar atentos com a quantidade de roupa colocada em seus filhos, uma vez que ao colocar um grande número, a criança não consegue expelir suor causando alergias e pruídos. Assim que a temperatura se elevar é necessário retirar uma camada de roupa para que elas não passem calor e não tenham irritações. Outra dica é o uso de hidratantes para evitar o ressecamento da pele, retirar os sabonetes com álcool e ficar atento à temperatura da água durante o banho, que não deve estar muito quente.
- O banho
Neste caso para ser mais agradável, sugerimos que o banho seja dado na parte mais quente do dia, sempre se lembrando de ter cautela com a temperatura da água (até 37º graus) e evitando correntes de vento. E nada de banhos demorados hein, mamães e papais (máximo de 5 minutos)!!
- Bebê quentinho
Como já citamos, a vestimenta do bebê nessa época é feita por camadas para ser possível retira-las à medida que a temperatura vai subindo. Mesmo em dias mais frios lembre-se de nunca tapar a cabeça da criança com lençóis ou cobertores e também de não utilizar almofadas. A hipotermia é um problema seríssimo, cuide para que as extremidades como pezinhos e mãozinhas, estejam bem quentinhos.