Os riscos gerados pelo consumo de doces e refrigerantes na saúde infantil são seriamente negativos.
Está comprovado cada vez mais que o consumo de doces e refrigerantes traz malefícios aos pequenos. Por isso papais e mamães, fiquem em alerta com a alimentação do seu filho.
Os bebês que consomem esses alimentos serão afetados diretamente por toda a vida.
Podendo causar problemas como: hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração, irritabilidade, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros.
Doces:
O excesso de açúcar na alimentação infantil pode gerar problemas relacionados ao metabolismo, coração e colesterol, além é claro, das indesejadas caries dentárias.
Segundo a cartilha Dez passos para a alimentação saudável – guia alimentar para crianças menores de dois anos do Ministério da Saúde, crianças desta faixa etária não devem consumir açúcar refinado.
Uma vez que, é na primeira infância que os hábitos alimentares estão sendo disciplinados, e muitas vezes estes hábitos criados quando pequeno, são levados para a vida toda.
Outra recomendação, desta vez proposta pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é não ultrapassar a margem de 10% de açúcar no consumo total de calorias por dia.
Por exemplo, se uma criança ingerir 200ml de algum alimento que contém 29g de açucares irá exceder o recomendado.
Refrigerantes:
Refrigerantes são todas aquelas bebidas que são compostas de açucares com nenhum tipo de nutriente.
Em um refrigerante de 600ml por exemplo são encontradas doze colherzinhas de açúcar, isso mesmo: DOZE.
Além da espantosa quantidade de açúcar, esta bebida impede a absorção de nutrientes no organismo!
Outros aspectos negativos são:
- Aumento do desconforto abdominal e flatulências
Os gases contidos nos refrigerantes causam desconfortos abdominais e o aumento de flatulências, podendo causar também queimação estomacal e refluxo.
- Aumento do cansaço e irritabilidade.
Os corantes e adoçantes presentes na bebida diminuem significativamente a absorção de vitaminas e minerais, influenciando diretamente no metabolismo infantil
- Insônia
Os refrigerantes costumam conter cafeina e crianças são muito sensíveis à esse tipo de componente, que traz problemas como insonia e alterações na pressão.
O efeito do açúcar no cérebro é viciante, pois estimula a produção de serotonina que é responsável pela sensação de bem estar.
Como substituir esses alimentos com a aparência tão convidativa?
Não é tarefa fácil afastas os pequenos destes alimentos, então indicamos que acostumem eles desde pequenos a consumir alimentos da forma mais natural possível.
As frutas são ótimas para substituir os doces, uma vez que além de conterem baixas calorias e darem também a sensação de prazer, são ricas em água, vitaminas, fibras e sais minerais.
Do período da gestação até os dois anos é a fase ideal para estabelecer uma boa educação alimentar. Lembrando de que o maior exemplo para eles são vocês papais e mamães!
Outra dica importante é fazer com que essa alimentação saudável seja divertida e super convidativa para a criança.