O objetivo do quarto montessoriano é permitir que a criança desenvolva autonomia e liberdade com segurança.
O método Montessoriano foi criado pela italiana Maria Montessori, com a premissa de priorizar a auto educação, ou seja, um quarto para bebês e não pensado para adultos. Os elementos no quarto devem ser posicionados na altura da criança para que ela se sinta segura para explorar o ambiente.
Colchões no chão concede maior liberdade aos pequerruchos, que podem se levantar e percorrer o quarto a qualquer momento. Outros elementos essenciais dessa proposta:
Espelho: O espelho no ambiente é para que o seu pequeno consiga se reconhecer. Este item deve ser colocado com muita cautela em uma placa de MDF ou madeira, para que não tenha a possibilidade de ser derrubado ou quebrado.
Tapete: É utilizado para delimitar o espaço da brincadeira e também para permitir experiências sensoriais à criança.
Armário baixo: Com o armário na altura da criança é possível que ela escolha suas roupas ou brinquedos e livros com facilidade. Deixe apenas alguns itens nesse setor.
Barra fixada na parede: Este elemento tem o objetivo de facilitar que o bebê fique de pé e comece a dar seus primeiros passinhos.
Notem nas imagens, papais, que a disposição dos objetos está todos na altura do bebê, além disso, são utilizados brinquedos tradicionais e também outros utensílios (que não oferecem riscos) para que eles possam estar sempre explorando.
SEGURANÇA
- Evite o uso de pregos
- Esconder com cautela todas a tomadas
- Não coloque moveis que são fáceis de tombar
- Sempre fixe bem os objetos, se possível com fita dupla face.
- Evite moveis com quinas.
No quarto montessoriano todos os moveis e elementos têm funcionalidades, então não há espaços que não detenham alguma função.
E a idade?
Não há uma idade especifica para a utilização deste método, já que ele pode ser modificado com facilidade. Conforme os anos forem passando é só subir a altura dos elementos do quarto. No entanto, este modelo se apresenta mais eficiente na primeira infância, onde a criança desenvolve sua autonomia.