O estímulo à leitura na primeira infância.

O interesse pela leitura deve ser estimulado desde a gestação.

Na primeira infância, os pequenos podem inicialmente não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta introduz o contato com outras dimensões da linguagem, que será essencial para o seu desenvolvimento.

Resultado de imagem para leitura para bebe

Quanto maior número de palavras uma criança de dois anos de idade conhecer, mais ela estará preparada para as relações sociais e cognitivas.

A leitura no período de gestação é um ato de amor. Quando lemos para o bebê dentro da barriga não esperamos que ele entenda a história, mas sim perceba ali um estreitamento de laços.

Vale ainda: cantar, recitar poemas, e conversar com o bebê durante o período de gestação.

Imagem relacionada

Primeira Infância

A primeira infância é um momento decisivo na formação da personalidade. Os primeiros anos de vida são substanciais para a formação do ser.

A neurociência tem oferecido evidencias de que os acontecimentos prévios de natureza emocional, social, cultural e até mesmo físicos permanecem por toda vida no reconhecimento do individuo.

Ou seja, todos nós idealizamos um mapa da realidade a partir daquilo que vivenciamos na nossa infância.

 “a criança tem tendência inata a desenvolver sua personalidade original sob a influência do ambiente e da aprendizagem” – Maria Montessori.

Nos primeiros anos de vida, o cérebro está em formação acelerada. Nessa fase é que se estabelece as conexões neuronais mais importantes.

Quanto mais seguro for o vínculo da criança a um adulto responsável, mais fácil torna-se para ela
ser um adulto responsável.

A introdução de livros nesse períodos cumpre o papel de compreensão do mundo.

Resultado de imagem para lendo para bebe

A introdução da leitura e o papel da família

Os pequenos são mais observadores do que podemos imaginar, por este motivo, o manuseio do livro é tão importante. Ao pegar, observar e abraçar o objeto eles descobrem os aspectos sensoriais do mesmo.

Assim que o bebê começar a interagir com objetos é o momento de introduzir os livros nas brincadeiras.

“Manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita” – Fraulen.

Existem alguns mecanismos para deixar esse momento ainda mais seguro e estreitar a relação entre o livro e os pequenos:

  • Livros feitos de feltro ou pano
  • Livros que interagem com a criança
  • Bebês fazendo parte da história.

Ao ler para o filho nós damos a ele a chance de conhecer além das palavras, os sentimentos e a compreensão.

Como sempre falamos, o exemplo dos pais é fundamental. Então, dentro de casa o acesso aos livros deve ser descomplicado.

A leitura em voz alta para a criança ajuda a despertar sua sensibilidade, além de ter efeito positivo na atenção seletiva (a capacidade de se desligar de outras fontes de estímulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos).

A proximidade papais e filhos aumenta com a leitura em família. O contato com os livros pode mudar o futuro, pois assim criará uma disciplina de leitura para a criança, que será levado para a vida toda.

Resultado de imagem para estante para livros montessori

Dicas de livros para até os 03 anos de idade:

DE QUE COR VOCÊ É?, Corinne Albaut e Virginie Guérin, 12 págs., Ed. Salamandra

A CASA SONOLENTA, Audrey Wood, 32 págs., Ed. Ática

MICO MANECO, Ana Maria Machado, 24 págs. Ed. Salamandra

EU GOSTO MUITO, Ruth Rocha e Dora Lorch, 16 págs. Ed. Ática

QUEM PEGOU O PÃO DA CASA DO JOÃO?, Bia Villela, 24 págs., Ed. Paulinas

UM PASSEIO COM A NUVEM SOFIA, Nicoletta Costa, 10 págs., Ed. Salamandra

HISTÓRIAS COM POESIA, ALGUNS BICHOS E CIA., Duda Machado, 32 págs., Ed. 34

A CASA DOS RATINHOS, Marie-José Sacré, 8 págs., Ed. Salamandra

A GIRAFA QUE COCORICAVA, Keith Faulkner, 12 págs., Ed. Companhia das Letrinhas

MEG, A GATINHA – MUDE A CENA!, Lara Jones, 10 págs., Ed. Salamandra

SEU SONINHO, CADÊ VOCÊ?, Virginie Guérin, 22 págs., Ed. Companhia das Letrinhas

XXII!! 22 BRINCADEIRAS DE LINHAS E LETRAS, Léo Cunha, 32 págs., Ed. Paulinas

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO, Marie Hélène Gregoire, 8 págs., Ed. Salamandra

MILA MIMOSA, Camila Moody, 20 págs., Ed. DCL

TODO MUNDO VAI AO CIRCO, Gilles Eduar, 36 págs., Ed. Companhia das Letrinhas

 

E é claro que, os clássicos são sempre muito bem- vindos ❤️