Brincadeiras sensoriais para fazer em casa!

Ideias de brincadeiras inspiradas no método Montessoriano.

O queridinho do momento, método Montessoriano, chegou para ficar! Principalmente nas brincadeiras educativas.

Este estudo foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, sendo alicerçado no desenvolvimento infantil dividido em etapas chamadas de períodos sensíveis.

Estes períodos são “uma sequência de despertares da consciência da Criança para o mundo que a rodeia. Esta sequência não é feita de acasos, mas é organizada biologicamente para o desenvolvimento ideal do ser humano.” (Lar Montessori)

Mente Absorvente Inconsciente se dá dos zero aos três anos e a Mente absorvente Consciente de três aos seis anos de idade. Neste período a criança reage e absorve os estímulos do seu ambiente.

Nessa tabela podemos ver os períodos sensíveis para serem explorados em cada idade. (Pode variar de uma criança para a outra)

períodos sensíveis

Períodos Sensíveis I – Visão Geral

Brincadeiras e atividades:
1. Caixa sensorial

foto: Massacuca

Pegue uma caixa grande e coloque materiais que proporcionem diferentes experiências sensoriais. Como por exemplo: areia, plástico, plantinhas, pedras entre outros. Na imagem acima foi feita uma bacia de gelatina com pedaços de frutas e legumes, cortados de maneiras diferentes.

A ideia é que a criança tenha interação com essa caixa, usando as mãozinhas ou talheres para explorar as formas.

Pintando com a natureza

pincel_natural5

Essa brincadeira é muito fácil de fazer. Pode ser realiza tanto no ambiente externo quanto dentro de casa.

Folhas e flores podem ser utilizados como carimbos. Essa atividade estimula o lado criativo dos pequenos e a natureza com a tinta guache proporciona a exploração tátil e visual.

Brincadeiras com pedaços de papel

foto: Massacuca

Nessa atividade basta picar alguns papeis e deixar a criança brincar com eles. Estimulando o tato. Outra sugestão é depois de picados realizar colagens!

Cortina sensorial

mobile_fitas

Use um bambolê para aplicar fitas coloridas. Procure utilizar texturas variadas para que a experiência seja ainda mais rica.

Essa brincadeira possibilita as crianças explorarem a visão, tato, movimentos e sons. Com SEGURANÇA: Nunca deixe elas brincando sozinhas, pois podem se machucar com os fios.

Cama de gato com as mãos

cesta_otto4

Use um fio bem denso e flexível! Para os bebês menores esta trama deverá ser feita com menos fios, já para os maiores deve ser um trançado mais forte e com menos espaços. Dentro coloque alguns brinquedos ou objetos favoritos da criança

Sempre que a brincadeira se tornar fácil aumente a quantidade de fios. Quando a criança retirar o objeto de dentro nomeie eles com um elogio.

Estimula a coordenação motora, raciocínio lógico e concentração.

Tubos e bolinhas

tubos_bolas

Essa brincadeira consiste em um circuito de tubos para a bolinha passar para dentro da cesta. Cole os tubos na parede com fita adesiva com cuidado.

Os principais estímulos nessa atividade são a coordenação motora e raciocínio.

Garrafas sensoriais

garrafas_malu6

Escolha garrafas firmes e sempre feche elas muito bem! Cada garrafa contém um tipo de material, tente não enche-las demais para não ficar muito pesadas.

Use a criatividade!

Segurar, virar e chacolhar ajuda na coordenação motora e usar diferentes materiais permite uma experiência visual, de audição e tato.

Cores e pregadores

pregadores10

Crie uma cartela como essa da imagem acima, com poucas cores. A criança terá que colocar o prendedor correspondente com a cor da cartela.

É uma ótima brincadeira para estimular a coordenação motora fina (o movimento de pinça)

Encaixe com escorredor de macarrão

escorredor-limpadores4

A brincadeira pode ser feita com canudinhos ou limpadores de cachimbos. Compre um tamanho que entre nos furos do escorredor.

Os principais estímulos são a coordenação motora e concentração.

Contornos

contorno_elementos_naturais5

Uma brincadeira muito simples! Basta escolher alguns objetos e com um giz ou lápis a criança irá contorná-los.

Não use objetos muitos parecidos ou fáceis de contornar, deixe-o explorar.

Além da coordenação motora, tato e raciocínio logico essa atividade proporciona um estimulo a linguagem, pois com a descoberta de diferentes elementos há o enriquecimento do vocabulário.

Pintando com os pés

tinta-pintar-pes5

Prenda um papel no chão com fita adesiva e escolha um lugar espaçoso.

Deixe a criança se divertir com a tinta!

Um estimulo bem diferente que pintar com as mãos ou pinceis, pintar com os pés é um experiencia sensorial que ajuda no reconhecimento corporal da criança.

Agora é só escolher aquelas que vocês mais gostaram e vamos brincar!

 

Crédito das imagens: MassaCuca