Cólicas dos bebês: O que fazer?

Cólicas: O assunto mais comentado entre as mães de recém nascidos.

As cólicas são espasmos intestinais no bebê, causados pela imaturidade do intestino que ainda está em formação.

Dessa forma, em alguns bebês são mais intensas e em outros menos. Geralmente ela aparece na terceira semana de vida e acaba, em uma criança saudável, por volta dos quatro meses.

Além de chorar, a criança pode ficar irritada.

As verdadeiras causas da cólica ainda não são definidas, mas há evidencias de que ela aparece por conta da imaturidade do intestino e do sistema nervoso central. Outro determinante é o ar em excesso no estomago durante o período de amamentação.

O tipo de alimentação da mãe: algumas mães notaram a piora dos sintomas quando ingerem alimentos com lactose ou alimentos causadores de gases.

A condição física do bebê, bem como a situação emocional dos pais podem afetar diretamente na incidência das cólicas.

O choro do bebê: Como saber se são cólicas ou fome?

Resultado de imagem para bebe chorando

Os motivos do choro do bebê são vários, já que essa é a unica maneira que ele se comunica até então. Pode ser por fome, calor, frio, sono, fralda molhada ou apertada, entre outros motivos, o choro é o alerta do bebê para os pais.

Com o tempo, os pais vão descobrindo o que cada choro significa. Mas, para os papais e mamães de primeira viagem é considerável algumas dicas:

O choro de fome se acalma assim que o bebê mama. O que é bem diferente quando é de cólica.

Quando o bebê está com cólica, o choro é estridente. Além disso ele fica bem vermelhinho, fica irritado e inquieto, torcendo todo o corpo e jogando as perninhas para trás.

Quanto mais agitado o ambiente estiver mais irá acentuar as dores no bebê. Se a mãe ou o pai ficam nervosos, o bebê sente essa insegurança. Por isso papais, fiquem o mais tranquilo possível e faça com que o ambiente onde o seu pequeno está seja calmo.

É muito importante prestar atenção para não confundir a cólica gerada pela imaturidade intestinal e aquelas ligadas aos gases. Quando há o aumento das dores por gases é indispensável rever o jeito que está dando de mamar. Recomenda-se colocar o bebê bem inclinado para se alimentar, arrotar depois de mamar e colocar de lado para dormir.

Como amenizar as dores das cólicas

Getty Images

Algumas ações podem amenizar a dor do bebe:

Dê um banho quente: Prepare um banho de imersão, entre 36 e 37 graus. Cuide para que o ambiente esteja silencioso. Converse com o seu filho ou cante baixinho para ele se acalmar.

Exercício das perninhas e massagem na barriga:  Coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que, as coxas pressionem de leve a barriguinha, estenda novamente as pernas e repita o exercício. A massagem deve ser suave, com as mãos em conchas, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, partindo da base da costela em direção ao púbis.

Compressas mornas: Use uma bolsa térmica ou passe uma fralda e ainda quente coloque na barriga do bebê. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal.

Contato pele a pele:  Tire a roupa do bebê e a sua blusa, o contato pele a pele aconchega junto com a segurança da voz do pai ou da mãe.

O mais importante é ter paciência para acalmar o bebê.  Em ultimo caso, medique-o com orientação médica.